Pois é, não é só você que pode ter problemas com o peso. Seu cãozinho também, caso não se alimente corretamente. Ele fica indisposto, sem energia e pode vir a ter outros problemas de saúde.
É preciso tomar cuidado. Abaixo separamos algumas dicas para ajudar seu melhor amigo a ficar sempre no seu peso ideal.
1) Se o seu cachorro já está acima do peso, diminua gradualmente a alimentação dele, dia a dia, oferecendo rações de baixa caloria. Mas atenção! Antes de fazer isso, consulte um veterinário para diminuir a quantidade na medida correta, de forma que não prejudique a saúde do cão.
2) Fique atento à quantidade recomendada de ração, pois mesmo um pouquinho a mais pode acabar fazendo diferença.
3) Você tem mais de um cão? Então certifique-se que um não está “roubando” a comida do outro. Para evitar isso, alimente todos no mesmo horário.
4) Evite dar guloseimas com frequência ao cão. Isso pode prejudicar a alimentação dele. Evite também que ele peça comida quando você e as outras pessoas da casa estiverem comendo. Alimente-o antes de todos comerem.
5) Estabeleça horários fixos para alimentar o seu cachorro. É importante que o alimento fique disponível para o cão por apenas um período curto de tempo, por exemplo: 30 minutos no período de adaptação e 15 minutos após o cão adquirir o hábito. Se passar esse tempo e ele não comer, retire a ração e forneça de novo apenas na próxima refeição. Dessa forma, ele aprende que tem apenas um determinado horário e tempo para se alimentar.
Fonte: http://www.labovet.com.br