Quer adotar um animal de estimação? Não basta apenas bater o olho e escolher. É preciso levar em consideração alguns fatores e informações para que a experiência seja agradável para você e, principalmente, para o animal.
Confira algumas dicas para escolher o seu companheiro.
1) Só tome a decisão de adotar um animal depois de refletir e pesar todas as consequências e mudanças que um animalzinho vai trazer para a sua rotina e para a rotina das pessoas que moram com você.
2) Se informe sobre o estado de saúde e as condições do seu futuro amiguinho. Pergunte tudo! Que idade ele tem? Qual a sua personalidade e seu comportamento? Ele já foi castrado? Qual seu histórico de saúde?
3) Se a pessoa que estiver doando o animal fizer de tudo para que você o leve, desconfie! Um protetor consciente não faria isso, não empurraria, por exemplo, um pastor alemão para quem vive em um apartamento. Lembre-se que tanto quem vai doar quanto quem vai adotar devem colocar o bem-estar do animal em primeiro lugar.
4) Certifique-se que o seu futuro pet foi devidamente vacinado e vermifugado. Verifique a sua carteira de vacinação, que deve estar assinada e autenticada por um veterinário.
5) Não menos importante: brinque com o bichinho, leve em consideração a sintonia do primeiro contato entre vocês dois. Empatia também é super importante nesses casos.
Fonte: http://www.labovet.com.br