quarta-feira, 3 de julho de 2013

Roupas para animais no inverno ?

Com a chegada do inverno a preocupação e atenção com seus pets tem que ser redobradas. O frio pode causar algumas doenças, e todo método de prevenção é bem-vindo. Um deles é colocar roupas e agasalhar os animais.

Mas atenção! Esse método pode ser eficaz e importante em alguns casos, mas não quer dizer que todo cachorro ou todo gato precise ou goste de usar roupas. Muitas raças de cães são originárias de países frios, como, por exemplo, husky, samoyeda e o pastor alemão. Cachorros destas e outras raças já possuem uma proteção natural de pelagem (pelo e sub pelo) que protegem contra o frio.  Além disso, dependendo da personalidade do animal, o uso de roupas e acessórios pode irritá-lo. Esteja sempre atento a isso, para saber se ele se sente confortável ou não.
No entanto, em alguns casos as roupinhas são úteis e, mais que isso, necessárias. Confira em quais, e a maneira correta de utilizá-las.
- cachorros mais velhos, com problemas articulares como artrose, sentem mais dor no frio. Neles uma vestimenta pode ajudar bastante. Além disso, coloque-os em lugares secos e quentinhos, disponibilizando também colchonetes ou cobertores para deitarem em cima.
- cães que possuem pelo longo e não têm sub pelo como poodles, yorkies e malteses tendem a sentir mais frio. Neles uma roupa também pode ajudar.
- cachorros de pelos curtos, como pinscher, dog alemão, boxer, fox paulistinha  e doberman também são mais suscetíveis às baixas temperaturas. Neles, malhas de lã e capinhas são boas opções.
- nunca coloque roupa em um animal se ele se sentir incomodado. Como podemos perceber isso? O seu pet pode ficar paralisado, terá dificuldades para se locomover ou tentará morder e arrancar as vestes. Se ele realmente se incomodar com o uso das roupas, tente aquecê-lo de outras maneiras, deixando-o em ambientes mais quentes e colocando-o para dormir em cima de colchonetes e cobertores.
Gatos
Normalmente, os gatos não têm problema com frio, já que eles sempre encontram um lugar quentinho para se acomodarem. Além disso, exceções à parte, eles não são muito fãs de roupas e vestimentas. Insistir nisso pode fazer com que o bichano se machuque tentando tirá-las.