Se você tem gatos em casa, certamente já deve ter observado que, às vezes, eles comem algumas graminhas e folhinhas, não é mesmo?
Esse comportamento, embora pareça um pouco estranho, é completamente normal. As plantas, por conterem fibras, ajudam na digestão e no trato intestinal, facilitando a evacuação e inclusive, ajudando o felino a expelir as famosas bolas de pêlo.
Embora as plantas sejam na maioria das vezes benéficas, é preciso tomar muito cuidado com o tipo de folha a qual seu gato tem acesso. Algumas espécies muito comuns nas casas e jardins, como comigo-ninguém-pode, costela-de-adão, amarílis, hortência, mamona, lírio, copo-de-leite, espada-de-são-Jorge, entre muitas outras, podem causar no seu peludo uma intoxicação. Portanto, evite tê-las em casa, ou pelo menos não deixe ao alcance dos gatos. Outra opção é borrifar vinagre ou o suco de um limão nelas, assim seu gatinho não terá interesse em ingeri-las. Se ele dá escapadinhas para comer folhas na rua, mais cuidado ainda: muitas estão contaminadas ou podem conter agrotóxicos.
Se você notar que seu gatinho está apresentando sintomas diferentes, como babar muito, bolhas e irritações na pele e nas mucosas, vômitos frequentes, diarreia e qualquer outra alteração, procure imediatamente seu veterinário de confiança.
Mas o que fazer então para que meu gatinho tenha acesso à plantinhas de qualidade?
Algumas opções podem ser encontradas em pet-shops. Existem produtos que levam sementes diversas, como aveia, sorgo e milheto, e vêm em potinhos com substrato inerte. Basicamente, você só precisa colocar água no potinho das sementes e esperar entre 5 e 7 dias para as plantinhas brotarem. Não tem química, não é tóxico, não tem contaminações e são muito nutritivos. Seus gatinhos saudáveis, sem riscos de contaminação e muito mais felizes!
Fonte: LaboVet