segunda-feira, 1 de julho de 2013

Envelhecimento felino

A idade chega para todos, e com os gatos isso não é diferente. Infelizmente para nós, nossos gatinhos não tem 7 vidas como dizem. Mas apesar disso, normalmente a vida deles é longa. A maioria dos gatos vive entre 14 e 17 anos, podendo até variar para mais. Mas isso  depende dos cuidados que recebem durante a vida, como a alimentação, além da herança genética.
Os primeiros sinais da velhice começam a surgir nos gatos a partir dos 12 anos. Na aparência, praticamente nada muda, o que acontece é uma mudança sutil de comportamento. Tão sutil que levamos muito tempo para perceber, quando de repente, nos damos conta de que ele já não brinca muito, não sobe em móveis mais altos, dorme por mais tempo…
Alguns cuidados a mais são necessários nessa fase para tornar a velhice do seu gatinho mais confortável e feliz. É importante sempre observar e estar atento às necessidades que ele pode ter. Abaixo, algumas dicas de como prevenir complicações:

- Estimular e proteger: Quando os gatos atingem uma certa idade, podem começar a perder um pouco do apetite, levando à perda de peso. Estimule-o a comer, preservando o odor da ração. O cheiro da comida deve ser mais perceptível para que ele tenha vontade de ingeri-la. Por exemplo, no caso da ração úmida, deve-se aquecer no microondas antes de servir para que exale mais odor, fazendo com que o gatinho queira comer.
Quanto à proteção, é importante que o gato mais velhinho fique dentro de casa. Isso evita que ele entre em brigas com outros gatos, seja atropelado e se machuque.
- Ambiente adaptado: Com a idade, eles se tornam menos ágeis. Cuide para que o ambiente esteja adaptado para as possíveis dificuldades de locomoção que ele possa ter. Os itens essenciais, como caixa de areia e recipientes de comida e água devem estar localizados em pontos de fácil acesso. É importante também cuidar para que outros animais não estejam nessas áreas para importunar o seu vovô felino.
- Evite mudanças na rotina do gato: Muitas pessoas acreditam que trazer um novo gatinho pra casa para fazer companhia ao velhinho pode ser bom. Mas as mudanças causadas por um novo animal podem mais atrapalhar que ajudar.
- Ajude-o na higiene: Se notar que o felino passou a ter dificuldades para se limpar, ajude. Não deixe de escová-lo para evitar que se formem bolas de pelo no estômago.
Cuide da saúde! O gatinho mais velho naturalmente precisa de mais cuidados e está mais sucessível a adquirir doenças. É muito importante o acompanhamento veterinário para que ele esteja sempre saudável!